VISITA A HORTA DO SEU VALMIR

Estudando o ambiente e descobrindo os orgânicos, os alunos do 1º ano do ensino fundamental visitaram a horta do Seu Valmir.

IMG_20150825_161038325Projeto CNEC NaturezaCAMINHOHORTAIMG_20150825_161115676IMG_20150825_161322337_HDR
Com a ajuda dos pais, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental plantaram, em garrafas pet, sementes de rabanete, feijão, tomate e ervilha. As crianças foram responsáveis por molhar e cuidar das mudinhas. O trabalho em sala de aula enfocou o respeito à natureza e ao lugar onde se vive: a escola e a própria casa.
O segundo momento foi a visita a horta, onde observaram a forma de plantio, a geminação e a planta para o consumo. As crianças ficaram surpresas com o modo de molhar as plantas: a água da chuva é captada por calhas no telhado da casa e segue para o reservatório,logo está pronta para ser usada para a irrigação das plantas. Ouviram o Sr. Valmir, o responsável pela horta, que contou que as plantas crescem mais saudáveis recebendo a água da chuva do que com água tratada com cloro. É claro, o destaque para a economia de água e preservação.
Durante a visita, as crianças tiveram a oportunidade de colher e comer cenouras e rabanetes.Observaram também que a maioria da turma gosta e sabe da importância dos legumes e verduras.
Na sala de aula, após a visita, os alunos retornaram motivados para modelar e desenhar a visita. Concluíram a visita com um texto coletivo.
O próximo passo será o plantio em casa das sementes já germinadas em sala de aula. A parceria das famílias será muito importante, pois a turma continuará observando e registrando os acontecimentos.
O texto coletivo:
A colheita na horta
Nós vimos uma horta. Tinha couve, cenoura, rabanete, repolho, cebolinha, beterraba, feijão.
Tudo é gostoso!
As plantas são molhadas com a água da chuva que fica numa caixa de água e vai pelo cano até a horta.
A horta é do Vô Valmir, pai da Prô Juçára.
Nós colhemos cenoura e rabanete.
Aprendemos "algumas" coisas sobre as plantas.
Foi legal a nossa visita de estudos!
Autores: alunos do 1º ano EF